quinta-feira, 27 de junho de 2013

CSPA: Nova Obra para um futuro melhor!


Quem são? O Centro Social e Paroquial de Andrães (CSPA) é uma instituição de solidariedade social sedeada na freguesia de Andrães, cujos estatutos se encontram registados na Direção Geral de Acão Social sob o nº 778/83 de 23 de Julho. Foi criado por iniciativa da Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Andrães e erecta canonicamente por decreto do Bispo da diocese de Vila Real, com o intuito de contribuir para a promoção integral de todos os paroquianos, surgindo pela sensibilidade de voluntários locais às necessidades de apoio a pessoas idosas e/ou dependentes patentes nesta freguesia.

Esta Instituição propõem-se a contribuir para a promoção integral de todos os paroquianos, em todos os campos de que carecem em colaboração com os serviços públicos competentes ou as instituições particulares tendo sempre presente o conceito unitário e global da pessoa humana e o respeito pela sua dignidade.

A freguesia de Andrães pertence ao concelho de Vila Real, de cuja sede dista 6 quilómetros. Com uma área de 20,3 quilómetros quadrados, Andrães faz fronteira no mesmo concelho com as freguesias de Lamares, Vale de Nogueiras, Constantim, Folhadela, Nogueira e Abaças.

A freguesia de Andrães é das maiores de Vila Real, numa extensão onde se dispersam os lugares de Andrães, São Cibrão, Fonteita, Mosteirô, Vessadios, Póvoa, Regada, Passagem, Telheira, Magalhã e Jorjais, sendo estes dois últimos lugares repartidos por mais do que uma freguesia. Contudo, o CSPA também presta serviços em freguesias limítrofes caso estas não possuam este serviço efetuado por Instituições congéneres.

Os órgãos sociais do Centro Social Paroquial de Andrães são os seguintes:
Direção:
. Padre Manuel da Silva Coutinho - Presidente
. Alberto Teixeira da Cunha - Vice-presidente
. Odete Conceição Pereira - 1.º Secretário
. Nema Ribeiro Alves Rodrigues de Almeida- 2.º Secretário
. Luís Fernando Rodrigues de Almeida- Tesoureiro
Conselho Fiscal:

. Armandino Lourenço Gomes- Presidente
. Boaventura Cunha Martins - Vogal
. António Teixeira da Cunha- Vogal
Num esforço e desenvolvimento paralelo, fez-se a aquisição de um terreno dando-se início à construção de um edifício digno, solidamente pensado e arquitetado, onde se pretende instalar definitivamente os serviços de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Lar do Centro Social e Paroquial de Andrães. Este sim… é o sonho que alimenta há cerca de 20 anos os órgãos diretivos, os voluntários e amigos do CSPA. Este projeto de construção vai-se tornando uma realidade, embora avance solidamente, a passos curtos, tendo em conta o espaço socioeconómico e cultural envolvente.

 

Construiu-se o “esqueleto” da obra, sendo esta composta por rés-do-chão e 1º andar. Atualmente estão a concluir-se as formalidades burocráticas para o lançamento da respetiva obra a “ Concurso Público”, uma exigência da lei vigente, uma vez que surgiram promessas de financiamento, de várias entidades, promessas estas indispensáveis para a continuidade de parte da obra.

É neste contexto de desenvolvimento e angariação de fundos tão importantes e fundamentais para a concretização final desta obra que nos dirigimos a todos (conterrâneos, voluntários, amigos, sócios e benfeitores da Liga dos Amigos do CSPA), no sentido de ajudarem na realização deste projeto, de forma a dignificar e integrar cada vez mais as pessoas nesta fase mais fragilizada da vida, dando-lhes a força e o apoio que merecem.
 



Participe na construção desta obra que será de todos e para todos.​

Para materializar este sonho que ainda está relativamente distante, todas as ajudas são poucas, por isso, contamos com a sua bondade para construir esta obra comunitária doando fundos ao CSPA através da conta bancária:

NIB: 0035 0906 0008 3482 0307 2
IBAN: PT50 0035 0906 0008 3482 0307 2 / BIC  SWIFT: CGDIPTPL

Em nome de todos os habitantes de Andrães, o nosso sincero Obrigado!


Para mais informações e contactos por favor visite 
http://cspandraes.pt.tl/ , blog official do CSPA!

0 comentários:

Enviar um comentário